quarta-feira, 6 de março de 2013


QUE A VERDADE SEJA DITA.

Há os que odeiam Hugo Chávez e os que odeiam os que o odeiam. O mesmo vale para o Lula,  FHC e outros tantos personagens da nossa história. Mas também há os que os amam, admiram. E expor o que pensamos é bom, mas isso não concede a ninguém o direito de ser socialmente irresponsável. Digo isso porque entendo que não se trata de tolher a liberdade de expressão,  mas de um chamamento à responsabilidade social e profissional que cada um tem ao postar algo nas redes sociais.
Vejamos. Emir Sader relata que “A Venezuela, antes de Chávez, era um escândalo: país petroleiro, que gozou dos preços altíssimos durante décadas, tinha quase 50% da população na pobreza. Quando Chávez reestatizou a empresa petroleira, privatizada de fato e destinou 25% dos seus lucros para as políticas sociais o índice da população na pobreza diminuiu pela metade. A Venezuela mudou radicalmente para melhor com Hugo Chavez e o povo reconhece”.
Chávez foi responsável pela redução da desigualdade social quando investiu bilhões de dólares em políticas públicas que, entre outras coisas, erradicaram o analfabetismo em seu país. Da mesma forma, por meio dessas políticas, também assegurou moradia digna a milhares de venezuelanos. Hugo Chávez sempre respeitou a democracia e participou de inúmeros referendos e eleições (que nunca foram questionados quanto a sua lisura), sendo eleito e aprovado pela imensa maioria do povo.
O presidente venezuelano democratizou a comunicação de massa! Enfim, apesar de suas contradições (e quem não as tem?) foi um grande estadista, combatido por suas obras que tornaram o mundo dos venezuelanos mais justo e a vida menos penosa. Que a história da Venezuela, que a história de Chávez , seja por quem o ama ou o odeia, respeitada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário